terça-feira, janeiro 16, 2007

Os Jornalistas e Seus Trocadilhos Maravilhosos / Momento "Nossa Língua Portuguesa" (ou "Nunca Houve Um Post com Um Título Tão Longo Assim")

Não adianta !
A gente usa e abusa de trocadilhos neste blog, mas ninguém, eu disse NINGUÉM, consegue superar os jornalistas.




É talento.
É algo inerente à alma.
É como a habilidade do político de roubar.
É como a naturalidade do jogador de futebol em referir-se ao técnico de seu time como 'professor'.
É como a fluidez no discurso do chato que nos atrapalha com a frase "sem querer atrapalhar mas já atrapalhando...".


Eis que, ao me deparar com tamanha genialidade, decidi vasculhar um dicionário online para buscar a definição de "ribeirão". Encontrei isso:

Ribeirão: s.m., ribeiro grande.

Ribeiro: s.m., rio pequeno, regato.

Ribeira: s.f., rio pequeno; ribeiro grande; porção de terreno banhado por um rio; riba.


Se eu entendi bem, um ribeiro é um rio pequeno, ribeirão é um rio pequeno grande, e uma ribeira é um rio pequeno e um rio pequeno grande ao mesmo tempo. Acertei ?

Nota: depois dessas definições, não me arrisquei a buscar a diferença entre rio, riacho e córrego.

2 comentários:

Anônimo disse...

Po, lama e ribeirão eu pensei no Palocci....

Samuel disse...

Ribeiro = Rio pequeno; Ribeirão = Ribeiro grande; logo: Ribeirão = (Rio pequeno) grande;
mas pequeno é o inverso de grande, ou seja pequeno = 1 / grande

Assim:

Ribeirão = Rio (grande / grande)
Ribeirão = Rio

Isso quer dizer que Ribeirão não fica em São Paulo, e sim no Rio?